Conectando Empresas desde 2011

Destaque

Como um erro de digitação derrubou boa parte da internet mundial

Como um erro de digitação derrubou boa parte da internet mundial

Em meio ao Carnaval, uma de dor de cabeça para sites do mundo todo se espalhou na internet. Na terça-feira, 28, os servidores da Amazon caíram, levando junto grande parte da internet por mais de quatro horas. Nesta quinta-feira, 2, empresa revelou que o problema que parou a rede foi causado por um erro de digitação.

 

Na manhã do dia 28, membros da equipe dos serviços web S3 estavam depurando o sistema de faturamento e, por isso, precisavam deixar um pequeno número de servidores fora do ar. “Infelizmente, um dos comandos foi inserido incorretamente”, afirma a Amazon, explicando que um número maior de servidores do que o esperado foi colocado offline.

 

Um dos subsistemas afetados é responsável por gerenciar os metadados e informações de localização de todos os objetos no S3. "Queremos nos desculpar pelo impacto que esse evento causou para nossos clientes”, declara a companhia.

 

Depois do acidente, os sistemas tiveram que ser completamente reiniciados, procedimento que leva bastante tempo. "O S3 tem experimentado um crescimento maciço nos últimos anos e o processo de reiniciar esses serviços e executar as verificações de segurança necessárias para validar a integridade dos metadados levou mais tempo do que o esperado", disse a empresa.

 

A Amazon explica que está realizando mudanças para que os sistemas se recuperem mais rapidamente, além de evitar erros de digitação. A gigante de tecnologia também se comprometeu a mostrar, em sua ferramenta de informação, exatamente como andam os servidores.


Servidores da Amazon caem e afetam a internet no mundo inteiro

Se você passou algum tempo na internet durante esta terça-feira de Carnaval, talvez tenha reparado que alguns sites parecem estar de ressaca com a folia e não funcionam direito. O fato é que a instabilidade da internet nada tem a ver com a bebedeira dos profissionais de TI, e tudo com a Amazon e seu Web Services, uma plataforma gigantesca de computação em nuvem e serviços web, que caiu e levou uma boa parte da internet junto.


A Amazon reportou altas taxas de erro em uma das regiões dos serviços web S3, o que fez com que ferramentas como Trello, Slack, Quora, Wix e tantas outras que confiam no serviço da companhia ficassem indisponíveis. De acordo com a empresa, o servidor afetado foi o US-East-1, mas a instabilidade acaba reverberando por toda a plataforma.


O impacto da falha foi tão grave que a ferramenta que a Amazon utiliza para informar se seus servidores apresentam erro parou de funcionar temporariamente. Mesmo com o caos causado na internet mundial, a dashboard ainda apresentava normalidade em todos os processos. Ao menos isso foi corrigido, e agora a página apresenta com precisão o quão instável ficou o serviço.


A Amazon passou a informar pelo Twitter sobre a situação da correção dos problemas. Casos tão grandes como esse raramente demoram mais do que poucas horas para ter uma solução, então é de se esperar que tudo seja resolvido em breve.

Matéria: Olhar Digital

 

[VOLTAR]

Cadastre-se e receba nossos informativos

FALE CONOSCO

Matriz: Fortaleza/CE
Al das Angélicas, 300 sl 202
CId 2000 | CEP: 60.190-100
+55 (85) 3044.0800 | 98784.4529 oi
+55 85 99688.9402 tim/whatsapp
contato@northidigital.com.br